8 DICAS PARA ADMINISTRAR UM NEGÓCIO DE FAMÍLIA

Qual o segredo para gerenciar uma empresa familiar?

Em uma empresa familiar existem muitos desafios, enfrentá-los de maneira profissional é um grande segredo para conseguir o sucesso. Para gerenciar uma empresa familiar é  preciso que haja uma definição clara dos objetivos que a empresa pretende atingir e encará-la como uma grande empresa.

#1. Regras claras

Desde o início é bom estabelecer regras claras para todos da família, com a definição de funções e responsabilidade de cada um e principalmente conscientizar a todos que são colaboradores e, portanto, serão cobrados constantemente.

#2. Planejamento

O planejar o futuro é fundamental, criar metas com prazos definidos e fazer acompanhamento. Realizar reuniões para discutir os rumos que a empresa está tomando é uma medida importante.

#3. Controle financeiro

Dentro do controle financeiro deve se ter o cuidado para que as contas pagas sejam exclusivamente contas da empresa, evitando o erro muito comum de usar recursos da empresa para pagamento de contas pessoais ou de familiares.

É importante observar as atribuições do responsável pelas finanças da empresa, ocorrem muitos casos de o gestor financeiro ser também gestor operacional ou vendedor, acabando por cuidar somente dos recursos disponíveis e a negligenciando um planejamento e uma visão de longo prazo que são fundamentais para empresa.

#4. Decisões racionais

Evitar decisões tomadas em momentos de abalo emocional, pois nem sempre são decisões racionais e assertivas para o momento.

#5.  Salários e atribuições dos funcionários

Definir o salário de cada funcionário de acordo com suas competências, e não adotar o hábito de que todos tem que pegar junto, ser multifuncional é indispensável nos dias de hoje, mas em proporções moderadas e razoáveis, para evitar que vire bagunça.

#6. Tratamento dos funcionários

Por mais difícil que isso seja, evitar que haja tratamento diferenciado entre funcionários. Seja familiar ou não todos devem ser tratados e cobrados por resultado de maneira igual, o mesmo vale na hora de elogiar.

#7. Alinhamento de interesses

É importante que se identifique e se entenda o alinhamento de interesses. Muitas vezes, se escolhe um filho pra um cargo de sucessor, mas não observa suas aptidões e se tem o desejo de receber este cargo.

#8. Práticas de Governança Corporativa

Para garantir a transparência e ajudar nas definições de critérios e regras uma boa alternativa é criar um conselho de família, onde se reúnam esporadicamente para discutir e resolver conflitos e também alinhar os objetivos e valores da família com os da empresa.

Com a conscientização de que a empresa precisa ser independente, que precisa crescer e para isso necessita da geração de lucro que possibilite uma larga evolução. Os envolvidos na gestão precisam unir forças para vencer os conflitos e ainda realizar uma administração coerente, que busque aperfeiçoar os controles administrativos e os recursos humanos, pois são as chaves para se alcançar o sucesso em qualquer gestão.

Fonte: atitudedenegocios.com