5 VERDADES E MITOS SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Ainda pouco disseminada no Brasil, o negócio social tem se tornado uma saída lucrativa e prazerosa para empreendedores brasileiros

Pra começar, você sabe o que é empreendedorismo social? São os chamados negócios sociais, que surgiram nos Estados Unidos, quando empresas observaram que era possível exercer atividades tradicionalmente realizadas por ONGs com características de negócio lucrativo. Essas organizações tiveram tanto êxito em seus propósitos, gerando lucro inclusive, que inspiraram pessoas em outros países.

No Brasil, o negócio social está apenas começando. “O movimento de negócio social em si começou a ganhar espaço há apenas cinco ou seis anos e tem sido impulsionado pela atuação de incubadoras especializadas, como a Yunus, e também pela difícil situação econômica, em que as pessoas acabam buscando empreender na ausência do emprego formal”, explica André Palhano, especialista em sustentabilidade da Rede de Repensadores e idealizador da Virada Sustentável.

Há uma geração de profissionais chegando agora aos cargos de nível gerencial e que cresceu num ambiente onde essa exigência já era real. “Esses profissionais enxergam o empreendimento social como uma oportunidade de negócio e carreira. Eles estão desenvolvendo esse mercado e criando modelos rentáveis e, ao mesmo tempo, satisfazendo suas necessidades de engajamento em causas sociais”, diz Erich Burger, especialista em gestão de resíduos da Rede de Repensadores e fundador da Recicleiros.

A seguir, os profissionais enumeram 5 verdades e mitos sobre empreendedorismo social:

1) Empresas com programas socioambientais são consideradas ‘negócios sociais’ –MITO

Para ser considerado um negócio social, a principal atividade da empresa deve estar voltada em gerar um impacto positivo. Ela deve nascer com esse propósito. Por exemplo, uma mineradora que possui um programa de investimento educacional na população da região que está inserida pode ser vista como uma empresa com responsabilidade social, mas não um negócio social propriamente dito.

2) Trabalhar com negócio social não gera lucro – MITO

O negócio social deve gerar lucro e manter desempenho de crescimento. É fundamental que a organização ofereça soluções igualmente competitivas, pague suas contas em dia e que sobre dinheiro para reinvestir no negócio. Seu compromisso é gerar lucro para aumentar o impacto social e não apenas para distribuir entre os investidores e acionistas.

3) Produtos e serviços com perfil social geram empatia – VERDADE

As pessoas se sentem mais abertas com empresas de perfil social. As pessoas querem consumir de empresas com as quais se identificam. Não querem mais empresas que exploram e só visam o lucro. As pessoas enxergam exatamente o perfil das empresas atualmente. As pessoas não aceitam qualquer discurso de marketing, o consumidor está mais crítico e sabe qual é o real objetivo das grandes empresas. Advento das mídias sociais não permite que se use um discurso que não se aplica.

4) Funcionários de empresas voltadas aos negócios sociais não são bem remunerados – MITO

Como em qualquer negócio, é preciso gerar receitas necessárias para se pagar bem os colaboradores. A causa pode ser o interesse principal dos profissionais, mas eles precisam ser remunerados adequadamente. A ideia de baixa remuneração passa longe do modelo de negócio social.

5) A sociedade está restringindo o mercado de empresas que visam apenas o lucro -VERDADE

As empresas precisam atender a demanda do mercado. Não adianta remar contra a maré. Se as empresas não se adaptarem a essa nova mentalidade, elas vão perder espaço naturalmente. As pessoas vão perdendo a identificação com as grandes corporações que visam apenas lucro. Elas querem se sentir mais próximas, se identificar com as causas e ter um atendimento mais individualizado e humanizado onde não se sintam apenas um número.

Veja alguns casos bem sucedidos de negócios sociais:

No Rio de Janeiro:

Rede Asta – Primeira rede de venda direta do Brasil de produtos originários de comunidades de baixa renda. Promove redes e trabalha para transformar a vida de produtoras e artesãs, conselheiras, consumidores e empresas. Fazem brindes corporativos para empresas reaproveitando resíduos sólidos da própria empresa.

No Brasil:

CDI Lan – Articula redes de lan houses comunitárias e agrega serviços de educação, inclusão financeira, entretenimento saudável, cultura e empreendedorismo. Vem transformando 6.500 lan houses em centros de convivência, conveniência e serviços nas comunidades.

Área de atuação: tecnologia da informação.

Local: abrangência Nacional

No mundo:

Bridges International Academies – Maior cadeia mundial de escolas primárias oferecendo educação de alta qualidade a um preço acessível para as famílias que vivem com menos de 2 dólares por dia por pessoa. Além de oferecer uma opção nova e eficaz para a educação, essas escolas também irão criar empregos e proporcionar renda para os trabalhadores da educação nas comunidades locais. Área de atuação: educação. Local: Quênia.

Capital Conflict Management – Serviço de resolução de conflitos para adolescentes acima de 13 anos. Ajuda a combater a violência e procurar os caminhos alternativos para quem já está envolvido em situações de violência. Área de atuação: resolução de conflitos. Local: Inglaterra

Para saber mais, acesse: http://goo.gl/5mL6JY

Fonte: empreendedor.com e sebrae.com.br