QUEM DISSE QUE APENAS EMPRESAS DE GRANDE PORTE PODEM TER ACESSO DE LABORATÓRIOS COM TECNOLOGIA DE ULTIMA GERAÇÃO?

Esta realidade está mudando e beneficia empresas de todos os tamanhos. A partir de novembro, o Laboratório Aberto do SENAI para prototipagem de produtos inovadores na área de engenharia estará de portas abertas para os empresários do Rio de Janeiro.

Instalado em Benfica, o espalho faz parte de uma rede composta por 11 laboratórios abertos. Um dos diferenciais é o acesso para micro e pequenas empresas, por meio de possível aporte do Sebrae para projetos de até R$ 30 mil.

A iniciativa proporciona o ambiente adequado para que empresas, start-ups, pesquisadores, inventores e empreendedores desenvolvam seus projetos de um modelo de gestão integrada. Além dos equipamentos de prototipagem, a unidade oferece consultoria em tecnologia para avaliação do produto e do processo.

Os três principais pilares do projeto são: acesso desburocratizado aos equipamentos, capacitação empreendedora e fomento à inovação.

Segundo o Gerente Executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI a previsão é expandir a rede para 20 unidades em 2016. Atualmente, existem laboratórios em Minas Gerais, Amazonas, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Bahia.

Os interessados em conhecer melhor o projeto devem procurar o SENAI ou Sebrae.

Fonte: Carta da Indústria/Geral