Plano de negócios é o primeiro passo para crescer

O que você deseja melhorar na sua empresa em 2011? E o que você espera para ela nos próximos 10 anos? Para concretizar os desejos, é imprescindível fazer um planejamento a partir de metas claras e plausíveis de onde se quer chegar – sempre embasadas pela análise competitiva. Entre as inúmeras vantagens, os especialistas destacam que planejar é fundamental quando se quer obter crédito, por exemplo.

Para 63% dos gestores de pequenas e médias empresas brasileiras, a dificuldade de acesso a crédito e capital é um dos maiores desafios para crescer. O dado é de pesquisa feita pela revista Exame PME, em parceria com o Instituto Empreender Endeavor. “Ao apresentar o planejamento bem estruturado para os investidores, é possível demonstrar a viabilidade do negócio e em quanto tempo eles receberão o retorno”, pontua o advogado Álvaro Cravo, sócio do Álvaro Cravo Advogados, especializado em assessoria jurídica para pequenas e médias empresas.

Desenvolvimento estruturado

Para alavancar o negócio é preciso planejá-lo em todas as esferas de forma estratégica e global. Para o especialista em planejamento e marketing da consultoria Gravitar, Alessandro Mendes, quanto menor o porte da empresa, mais essencial ele se torna. “É que as pequenas trabalham com estrutura enxuta e terceirizam boa parte das atividades, então o plano serve como um orientador”, esclarece Mendes.

Ele deve ser monitorado diariamente e a cada seis meses é necessária uma avaliação crítica. ”Tendo o foco de onde se quer chegar, pode-se fazer as remodelagens constantemente como trilhas para se chegar ao patamar pretendido”, recomenda o diretor da Gravitar. Por meio da análise competitiva, onde é feita a pesquisa de mercado, é possível corroborar ou não as ideias do empreendedor. “Já está mais do que provado que não há espaço para errar no ambiente corporativo. Essa etapa oferece a segurança para se tomar decisões seguras e de forma criteriosa”, avalia Alessandro Mendes.

Gravitar

Há empresas especializadas em fazer análise competitiva, planejamento do negócio e captação de recursos tanto para o crescimento quanto para o dia a dia. A consultoria Gravitar é uma delas. “Atuamos com consultores de áreas estratégicas para apoiar projetos de diferentes complexidades e contribuir com os gestores nas tomadas de decisão”, explica Alessandro Mendes. Funcionamos como um departamento para pequenas e médias empresas.

O Álvaro Cravo Advogados é parceiro da consultoria Gravitar. “Percebemos que a maioria dos nossos clientes tinha mais do que problemas jurídicos. Como atuamos de forma preventiva, o trabalho da Gravitar é essencial para ajudá-los a fazer o plano de negócios, conhecer o seu mercado, estruturar suas finanças”, conta o advogado Álvaro Cravo.

Acesse: https://alvarocravo.adv.br/gravitar

Mais informações: Álvaro Cravo Advogados: (21) 2240-1118 e contato@alvarocravo.adv.br