Para se posicionar no mercado e melhorar o faturamento, as micro, pequenas e médias empresas devem fazer o plano de marketing. Tudo pode ser feito de forma simples e primando pela credibilidade do seu empreendimento. É possível contar com uma ferramenta online e gratuita que acaba de ser lançada pelo SEBRAE. E os nossos especialistas fornecem outras sugestões práticas sobre onde buscar ideias interessantes, além de reflexões sobre o uso das redes sociais nos negócios.
“Com a internet, é possível fazer pesquisas para desenvolver ações promocionais relevantes e, inclusive, busca de inspiração a partir do que andam fazendo no Brasil e no exterior”, indica Álvaro Cravo, advogado e instrutor do seminário de empreendedorismo Empretec, desenvolvido pela ONU e aplicado com exclusividade no Brasil pelo SEBRAE.
De acordo com o especialista em marketing e diretor da consultoria Gravitar, parceira do Álvaro Cravo Advogados, Alessandro Mendes, basta que o empreendedor – ou alguém escolhido por ele – se dedique de fato e acrescente ao que descobriu de interessante uma boa dose de criatividade, bom senso e foco no público-alvo do negócio. “Pense, repense, questione-se criticamente para ver se a ideia realmente tem a ver com a imagem da marca”, enfatiza Mendes. “Obviamente, nunca copie nada para evitar possíveis contestações judiciais por plágio – o que inevitavelmente destrói qualquer imagem”, aconselha a advogada Isabelle Narciso, sócia do Álvaro Cravo Advogados, especializado em consultoria jurídica para pequenas e médias empresas.
Mas como colocar todas as ideias e dados em ordem? Especialmente para as micro e pequenas empresas, o SEBRAE oferece gratuitamente a ferramenta que permite elaborar o plano de marketing, colocá-lo em prática e monitorar os resultados. Ela está no www.clickmarketing.sebrae.com.br. Com dicas, exemplos e links para facilitar, o empreendedor pode contar também com tutores que respondem por e-mail e com uma linha à disposição: o 0800 570 0800.
Redes sociais
É crescente a adesão de brasileiros às redes sociais. Entretanto, os pequenos e médios empresários devem avaliar se terão tempo de atualizá-las com conteúdo relevante para o público. Afinal, é a marca em jogo. É necessário avaliar criteriosamente se terá como levar adiante porque depois que iniciar o projeto não poderá desistir e abandonar os seguidores. E mais: todas as ações planejadas devem evitar práticas consideradas como spam.
No planejamento, antes de tudo, deve-se pesquisar também onde está o seu público-alvo: no Foursquare, no Facebook, no Orkut, no Twitter ou no LinkedIn? Busque informações para conhecer essas e outras redes. Só então, decida qual é a mais adequada ao seu tipo de negócio. O ideal é investir em um profissional qualificado que possa ficar dedicado e seja um usuário dessas redes. “O canal aberto deve dialogar com o público e nunca ser um monólogo. Por isso, é tão indicado que quem vá produzir o conteúdo tenha acesso rápido às informações para responder a qualquer pergunta do consumidor prontamente”, indica Alessandro Mendes.
O especialista ressalta que é importante estar aberto para críticas e não deletar a opinião do internauta. Como a rede é acessada de qualquer parte, inclua no planejamento como poderá atender às solicitações de outras regiões, caso surjam. Além disso, esteja preparado para o volume de pedidos. “Planeje tudo e reavalie continuamente os resultados para aprimorar a abordagem. Sempre com pensamento crítico”, enfatiza Alessandro. E o principal: as frases devem estar claras e com o português correto.
Gravitar
Há empresas especializadas em trabalhar com empresas de pequeno porte. Na consultoria Gravitar, por exemplo, o plano de marketing é um dos serviços oferecidos. Quem pode investir, conta com profissionais experientes na área, por custos bem acessíveis.
Saiba mais:
www.clickmarketing.sebrae.com.br
Álvaro Cravo Advogados – contato@alvarocravo.adv.br e (21) 2240-1118.