Que tal adotar o conceito de ‘escritório boutique’ para oferecer exclusividade?

A customização de serviços está em fase de maturidade no mercado mundial e influencia positivamente os resultados dos negócios porque se abre um cenário de mais competitividade, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Booz Allen. Seguindo a esta tendência, alguns segmentos no Brasil já estão adotando o conceito de “escritório boutique”, onde existe forte presença do dono em todas as etapas para entregar o que o cliente deseja com a melhor qualidade possível.

Nesse estilo europeu, a empresa pode estar em uma estrutura mais enxuta, bem localizada na cidade, com ambiente bem decorado e intimista para fechar negócios. “Cabe destacar que, mais do que aparência, deve-se investir em entregar um excelente conteúdo”, destaca Fernando Gameleira, parceiro do escritório Álvaro Cravo Advogados, instrutor internacional do seminário de empreendedorismo Empretec, criado pela ONU, e professor do curso Gestão de Pequenas e Médias Empresas do Ibmec Rio.

“A tecnologia aproximou as soluções de pequenos e grandes – o que, no passado, era uma comparação desigual. Hoje, uma pequena empresa, com um bom time, pode se posicionar no mercado, utilizando os melhores recursos tecnológicos”, ressalta. Assim como as multinacionais já mantinham funcionários produzindo de outros lugares do Brasil e do mundo, as que adotam o  conceito de “escritório boutique” podem contar com funcionários e parceiros de qualquer parte, trabalhando em home office. Isso é cada vez mais comum e diminui as despesas significativamente. “Se um especialista do Paquistão ou da Índia é ultraespecializado no serviço que o seu cliente precisa, ele pode e deve fazer parte do projeto”, aponta Fernando Gameleira, que é sócio da consultoria Commutare e é professor do MBA Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva da ESPM. “O empresário pode se inscrever em redes sociais como a oDesk para estabelecer contato com outros especialistas e entregar ao cliente o serviço desejado e até superar as expectativas”, indica. As reuniões podem ser feitas via Skype, e o gestor pode acompanhar cada detalhe a qualquer momento.

Estratégia empresarial

É com esse posicionamento estratégico que o Álvaro Cravo Advogados segue o conceito europeu de “escritório boutique”. Ao contrário do modelo americano de causas em massa, é adotada uma estrutura de advogados mais enxuta e altamente especializada. “O que nos importa é oferecer o atendimento direto ao cliente, escolha das causas que representamos e dos parceiros com os quais nos relacionamos”, afirma o advogado Álvaro Cravo, que tem o escritório credenciado ao Sebrae e associado à Firjan, e é professor de gestão jurídica no curso Gestão de Pequenas e Médias Empresas do Ibmec Rio.

O andamento do trabalho é feito com base na ampla visão dos negócios do cliente, confiança e relações estreitas. “Vale a pena investir em atendimento diferenciado. Os clientes reconhecem e valorizam esse diferencial no mercado”, avalia Cravo. Localizado no tradicional Edifício Rodolpho De Paoli, seu escritório proporciona aos clientes instalações cuidadosamente projetadas para oferecer conforto e privacidade.

Contato: contato@alvarocravo.adv.br