COMO SE TORNAR UM LÍDER DE GESTÃO ESTRATÉGICA

O líder empreendedor é sempre impelido por três valores-chave: propósitos ousados — muitas vezes, carimbados por outros de “utopia”; envolvimento de talentos — buscando as melhores pessoas que puder, para trabalhar com ele e confiando que elas podem realizar o melhor trabalho para ele e para elas próprias; movimento de “quebra-mesmice” — muitas vezes, pichado de “subversivo”.

Os novos tempos em que vivemos pedem uma nova definição de líderes. Não se aplica mais o conceito básico de subordinação. Precisamos de menos chefes e mais líderes. O líder faz as pessoas ultrapassarem os limites, enquanto que o chefe apenas cumpre as metas. Enquanto chefes cumprem suas funções de coordenação de pessoas e de gestão de negócios, líderes transformam as pessoas e constroem negócios a partir de sonhos.

Mas o que torna alguém um líder?!

A palavra de busca “Líder” no Google traz 41.200.000 páginas. Em uma navegação diagonal,  percebe-se que todas exigem de profissionais “líderes” posturas distintas do que se espera de um CEO, por exemplo. O consenso considera que, para se tornar um líder, uma pessoa deve estar incluída em uma rede de pessoas e conseguir, por meio dela, unir diferentes perfis em uma ação conjunta, em torno de uma causa comum. Ele coloca suas competências a serviço de suas visões, seus valores e seus objetivos; visualiza o futuro; mobiliza esforços e engaja as pessoas para o mesmo fim.

Quais são os cinco passos para realizar uma Gestão Estratégica de Liderança – Empreendedora?

Passo 1: Criar um ambiente de trabalho aberto, franco, informal e inovador. Iniciativas que promovam o empowerment — a delegação com responsabilidade e equipes autogeridas.

Passo 2: Aplicar, através dos seus seguidores, práticas de gestão empresarial, de valor oxigenado, por seu alto teor de aprendizado contínuo.

Passo 3: Criar movimentos de multiliderança. O Líder sabe para onde se dirige. Ninguém pode segui-lo se você não souber para onde vai. Os melhores líderes sabem que só direção não basta mais, eles são

Passo 4: Empenhar-se em gerar – ou superar os resultados esperados, integrando as atividades das pessoas, estimulando a aprendizagem contínua de suas equipes e promovendo a inovação.

Passo 5: Desenvolver para si e para os membros da equipe um conjunto de competências que permitam superar limites, bem como um estilo capaz de orientar pessoas e influenciar ambientes; ou seja, aprender a comunicar objetivos de forma a ganhar o comprometimento da equipe; definir padrões de alto desempenho, compreender as necessidades e deficiências de cada profissional; estimular as ambições e virtudes de cada profissional; dar e receber feedback; conduzir reuniões com transparência e objetividade; estar antenado com o mundo exterior, para alimentar um ambiente propício à inovação.

Fonte: www.wkprisma.com.br/Werner Kugelmeier